Renovação Carismática Católica - Arquidiocese de Florianópolis/SC
FORMAÇÃO - Fé e Política
 
 
Outras Formações

    Nenhum registro encontrado...

22
Jun
O que é o Ministério de Fé e Política?
O que é o Ministério de Fé e Política?O Ministério Fé e Política, tem por missão promover a evangelização do meio político e a administração pública, através da inserção de seus membros na participação da vida pública e promoção do bem comum. Bem como, evangelizar, formar e exortar a RCC a participar, com coragem e discernimento, da atividade política para gravar a lei divina na cidade terrestre.
A Igreja, exorta e chama, para a participação dos fiéis leigos no mundo da política, através dos direcionamentos dos três últimos Papas:

I. A carta encíclica CHRISTIFIDELES LAICI, de São João Paulo II, que estabelece “... os fiéis leigos não podem absolutamente abdicar da participação na ‘política’, ou seja, da múltipla e variada ação econômica, social, legislativa, administrativa e cultural, destinada a promover orgânica e institucionalmente o bem comum”;

II. A carta encíclica DEUS CARITAS EST, do Sumo Pontífice Bento XVI, que estabelece ser próprio dos fiéis leigos os quais, como cidadãos do Estado, são chamados a participar pessoalmente na vida pública, para promover o bem comum;

III. A exortação do Papa Francisco ao declarar: “Para o cristão, é uma obrigação envolver-se na política. Nós, cristãos, não podemos ‘fazer como Pilatos’, lavar as mãos. Não podemos! Devemos envolver-nos na política, pois a política é uma das formas mais altas da caridade, porque busca o bem comum. E os leigos cristãos devem trabalhar na política. (...) a política está muito suja; e ponho-me a perguntar: Mas está suja, porquê? Não será porque os cristãos se envolveram na política sem espírito evangélico? Deixo-te esta pergunta: É fácil dizer que ‘a culpa é de fulano’, mas eu que faço? É um dever! Trabalhar para o bem comum é um dever do cristão! E, muitas vezes, a opção de trabalho é a política” (Resposta do Papa Francisco às perguntas dos representantes das escolas dos Jesuítas, em 07/06/2013).

A missão do Ministério Fé e Política, é uma resposta a esse apelo, a esse chamado, através do PAE – Projeto de Acompanhamento das Eleições. A Renovação Carismática Católica (RCC), enquanto Igreja, “não pode ignorar a política, não apenas enquanto instrumento necessário de organização da vida social, mas sobretudo enquanto expressão de opções e valores que definem os destinos do povo e a concepção do homem (Doc. 40, CNBB)”
É com alegria, que a RCC da Arquidiocese de Florianópolis, através do Ministério Fé e Política, pretende levar essa missão adiante, pautados pela palavra do Senhor, dirigida ao ministério:

“Ouvi-me, vós que seguis a justiça, e que buscais o Senhor! Olhai a rocha de que fostes talhados, a pedreira de onde vos tiraram: Considerai Abraão, vosso pai, e Sara, que vos pôs no mundo. Ele estava só, quando o chamei, mas eu o abençoei e o multipliquei, porque o Senhor vai ter piedade de Sião, e reparar todas as suas ruínas. Do deserto em que ela se tornou ele fará um Éden, e da sua estepe um jardim do Senhor. Aí encontrar-se-ão o prazer e a alegria, os cânticos de louvor e as melodias da música.
Povos, escutai bem! Nações, prestai-me atenção! Pois é de mim que emanará a doutrina e a verdadeira religião que será a luz dos povos.
De repente minha justiça chegará, minha salvação vai aparecer, (meu braço fará justiça aos povos), as ilhas em mim terão esperança e contarão com meu braço...

... Ouvi-me, vós que conheceis a justiça, povo meu, em cujo coração está a minha doutrina: não temais os insultos dos homens, não vos deixeis abater pelos seus ultrajes, porque a traça os comerá como uma vestimenta, e os vermes das traças os roerão como lã. Mas minha vitória subsistirá sempre e meu triunfo persistirá de geração em geração.” Isaías 51, 1-5, 7-8.
Paz e bem!

Florianópolis, 22 de junho de 2016



Fonte: Maycon Moreira Pinto | Coordenador Arquidiocesano do Ministério Fé e Política

Compartilhe está Notícia
Indique a um amigo
 
 

Copyright © 2014 Renovação Carismática Católica - Arquidiocese de Florianópolis/SC. Todos os direitos reservados.