Renovação Carismática Católica - Arquidiocese de Florianópolis/SC
Arquidiocese
 
 
05
Mar
Juventude da Arquidiocese de Florianópolis se reúne no IV Rebanhão de Carnaval
Juventude da Arquidiocese de Florianópolis se reúne no IV Rebanhão de Carnaval


Os jovens da Arquidiocese de Florianópolis celebraram o carnaval de uma forma diferente. Nos dias 02, 03 e 04 de março, eles trocaram as distrações do mundo por alguns dias na presença de Jesus. Na cidade de Anitápolis cerca de 200 jovens carismáticos puderam ver que é em Deus que está a verdadeira felicidade. Ao longo do retiro aconteceram momentos de descontração com música, dança, gincana, teatro e também oração, pregação e missão. Esta é a quarta edição do Rebanhão de Carnaval que tem como principal intuito, proporcionar aos jovens uma experiência íntima com Deus. O evento é uma realização do Ministério Jovem (MJ) por meio da Renovação Carismática Católica (RCC) da Arquidiocese de Florianópolis.


João Santos, coordenador arquidiocesano do Ministério Jovem (MJ) afirma que o evento é uma experiência gratificante que exige responsabilidade e sacrifícios. Ele afirma que promover um encontro nesta data é desafiador devido as atrações oferecidas em festas e baladas. “O carnaval com a juventude é a evangelização, é levar a graça e a alegria em Deus para eles. Transformar essa felicidade que tanto se fala em algo verdadeiro com Cristo”, diz João.


Esta felicidade que não necessita de álcool ou drogas alcançou todos os jovens presentes. Um deles é Petterson Paulo dos Santos da Forania de Tijucas. “Eu venho fazendo um carnaval com Deus já faz quatro anos, porém esta edição foi diferente. Me surpreendi com as novidades”. Ele ainda completa ao dizer que recomenda o Rebanhão a todos que conhece. Diferente de Petterson, Maiara Kammer da Forania de Biguaçu participou pela primeira vez do encontro. “Eu tinha medo de me entregar ao Espírito Santo, mas depois desse retiro eu me sinto mais próxima de Deus”, afirma Maiara.


Após as pregações feitas por Jeberton Teixeira (RCC de Porto Alegre – Rio Grande do Sul), João Gamba (Forania de Barreiros), Thaís Furquim (Forania de Itajaí) e João Santos (Forania de Camboriú), Maiara sentiu o forte desejo de ser pregadora da palavra de Deus. O Ministério de Pregação é confiado pelo Senhor. É uma graça ver a palavra de Deus ser atualizada nos dias de hoje. O papel do jovem é de extrema importância, pois consegue pregar o Evangelho através de suas próprias experiências que fazem com que outros jovens se identifiquem.


Marcelo Buttchevits é o coordenador arquidiocesano do Ministério de Pregação e ressalta a importância de motivar a juventude a assumir o papel de evangelizadores de Cristo. “Onde a palavra de Deus é pregada, frutos acontecem, a gente vê milagres, prodígios, conversão e tudo isso é resultado desta palavra”, afirma. Ele ainda completa ao dizer que o jovem moldado pelo Espírito Santo é uma potência na mão de Deus. A Arquidiocese de Florianópolis tem em média 200 pregadores, deste total 20% são jovens.


Este é o segundo ano que Thais Furquim está a frente da Arquidiocese, como presidente do conselho. Em relação ao ano passado (2018), a dificuldade maior foi motivar e levar os jovens até Anitápolis, localizada a mais de 97 quilômetros da capital, Florianópolis. “Vivemos um Rebanhão sobrenatural, onde a providência de Deus foi muito grande e a graça foi extraordinária”, afirma. Thais também reforça a necessidade do evento ser melhor abraçado pelas lideranças.


Outro aliado para tornar o encontro tão conhecido quanto o Kairós da Juventude é através da divulgação. Isto reforça a importância do serviço do Ministério de Comunicação Social (MCS). Jhonath Ribeiro atual coordenador arquidiocesano do MCS, afirma que é grande a responsabilidade de estar à frente desta missão de comunicador de Cristo. “Disparamos materiais diários por meio de jornais, rádio, web TV e redes sociais, tudo para garantir que o máximo de pessoas soubessem e participassem do encontro”, explica.


O Rebanhão de 2019 contou com novidades, uma delas foi a instituição da missão pelas casas de Anitápolis. No terceiro e último dia de retiro os jovens puderam levar a palavra de Deus aos moradores do município. Antes disso, João Gamba coordenador arquidiocesano da Comissão de Missão passou aos retirantes a essência e importância da evangelização. E assim como no Evangelho de São Marcos (16, 15) reafirmar: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”.


O ano de 2019 será de grandes missões para a juventude da Arquidiocese de Florianópolis. Jovem já marque na sua agenda, nosso próximo encontro será no Kairós, neste ano sediado em São José. Deus conta com o seu “sim”.


Fotógrafo: Carlos Dill | MCS RCC Arquidiocese de Florianópolis

Fonte: Isabela Corrêa | Núcleo MCS RCC Arquidiocese de Florianópolis

Compartilhe está Notícia
Indique a um amigo
 
 

Copyright © 2014 Renovação Carismática Católica - Arquidiocese de Florianópolis/SC. Todos os direitos reservados.