Renovação Carismática Católica - Arquidiocese de Florianópolis/SC
Arquidiocese
 
 
15
Out
Membros do Ministério Universidades Renovadas participaram do I Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário
Membros do Ministério Universidades Renovadas participaram do I Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário

Evento ocorreu no Campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC RIO nos dias 9 a 11 de outubro

Nos dias 9 a 11 de outubro ocorreu o 1° Congresso brasileiro de humanismo solidário na ciência, no campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC RIO organizado pelo Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e Ministério Universidades Renovadas da Renovação Carismática Católica do Brasil, em parceria com o Departamento de Teologia da PUC-Rio e Universidade Católica de Salvador - UCSAL. O referido evento reuniu pesquisadores e profissionais de todo o país entorno de único objetivo: Buscar o humanismo solidário na ciência.

Duas representantes da RCC Arquidiocese de Florianópolis, a atual coordenadora do Ministério Universidades Renovadas, Ana Cláudia Colla e a estudante Fernanda Ribeiro de Souza, estiveram presentes no evento e apresentaram dois trabalhos.

O evento contou com palestras de renomados profissionais, com temas importantíssimos no âmbito da ciência. A unidade entre ciência e fé foi explicitada pelo Prof. Padre Paul Alexandre Schweitzer, que através do resgate da história do conhecimento humano evidenciou a relação entre o desejo de saber, do qual a ciência oriunda, e a contemplação do universo. Além disso, a aplicabilidade da Doutrina Social da Igreja, principalmente no âmbito empresarial, foi exposta pelo Presidente da União Internacional dos Dirigentes Cristãos de Empresa – Uniapac da América Latina, Sérgio Cavalieri.

O encontro contou também com a palestra “Integralidade do ser humano na prática científica”, ministrada pela Prof. Cléia Zanatta Clavery Guarnido Duarte, que usou da abordagem Logoterapia, desenvolvida pelo psiquiatra Viktor Frankl, para demonstrar a importância de ter sentido na prática cotidiana da vida, incluindo os trabalhos desenvolvidos no contexto da ciência. A palestra “Educação Superior para o Humanismo solidário” foi ministrada pelo secretário-geral da Confederação Interamericana de Educação Católica – CIEC, Prof. Óscar Pérez Sayago, o qual trouxe a importância da educação na formação de pessoas solidárias que buscam a transformação social.

Diversos miniscursos e mesas temáticas, abrangendo as grandes áreas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, foram ministradas aos participantes do evento.

Por fim, a Conferência de Encerramento do evento teve como título “Perspectivas para o Humanismo Solidário no Brasil”, explanada pelo arcebispo coadjutor da Arquidiocese de Montes Claros e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB, Dom João Justino, que evidenciou três realidades desafiadoras para o humanismo solidário na ciência: O sistema carcerário brasileiro, a educação sexual, e a ecologia, mais especificamente a falta de água em Montes Claros (MG). Um dos principais encaminhamentos do 1º Congresso brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência, foi a formação de uma Associação de Cientistas Católicos.


Fonte: Núcleo Ministério Universidades Renovadas | RCC Arquidiocese de Florianópolis

Compartilhe está Notícia
Indique a um amigo
 
 

Copyright © 2014 Renovação Carismática Católica - Arquidiocese de Florianópolis/SC. Todos os direitos reservados.