Renovação Carismática Católica - Arquidiocese de Florianópolis/SC
Igreja
 
 
13
Nov
CNBB anuncia nova data para o 18º Congresso Eucarístico Nacional
CNBB anuncia nova data para o 18º Congresso Eucarístico Nacional

O 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN) será realizado em 2022. A nova data foi divulgada nesta quarta-feira pelo bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joel Portella Amado. Em ofício encaminhado a todas as dioceses do país, o prelado informa que está mantido o período e o local do encontro: de 12 a 15 de novembro, na Arquidiocese de Olinda e Recife.


O documento explica que o segundo adiamento do CEN foi decidido após escuta do Conselho Permanente e, de modo especial, da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Missionária e Cooperação Intereclesial. “Exatamente para o mesmo período, estava previsto também o Congresso Missionário Nacional, cujos os organizadores optaram por buscar uma nova data”, afirmou dom Joel.


Inicialmente a 18ª edição do CEN estava marcada para acontecer neste ano, inclusive seria nesta semana de novembro, porém precisou ser adiada devido à pandemia de Sars-CoV-2. “Trata-se de atitude de profundo bom senso diante de um quadro imprevisível, não apenas quanto ao tempo de duração da pandemia causada pelo coronavírus quanto em relação às sequelas econômicas que poderão advir”, disse dom Joel, em março.


O evento


O 18º Congresso  Eucarístico Nacional já iniciou algumas atividades desde 2019, como o Ano Eucarístico na arquidiocese de Olinda e Recife, sede do evento, e trabalha o tema “Pão em Todas as Mesas” e o lema “Repartiam o Pão com alegria e não havia necessitados entre eles”. O propósito, de acordo com dom Fernando Saburido, é “promover a comunhão das Igrejas em torno da Eucaristia, no desejo de que esse evento, que reúne o Brasil em terras do Nordeste, nos leve a entender que o ‘Pão da Vida’ move a Igreja a sair de si, das zonas de conforto, para alcançar as periferias existenciais bem lembradas pelo Papa Francisco”.


Além do Recife, os municípios de Olinda e São Lourenço da Mata, Região Metropolitana da capital pernambucana, também sediarão alguns eventos do Congresso. A realização do 18º CEN acontece com a participação das províncias eclesiásticas de Alagoas, da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte, pertencentes ao Regional Nordeste 2 da CNBB.


Os Congressos Eucarísticos Nacionais são realizados em todo o mundo, e aqui no Brasil acontece normalmente a cada quatro anos. O evento visa reunir os fiéis católicos em torno da Eucaristia, que é o centro da fé católica: Corpo e Sangue de Jesus Eucarístico.


Fonte: CNBB / Vatican News

Compartilhe está Notícia
Indique a um amigo
 
 

Copyright © 2014 Renovação Carismática Católica - Arquidiocese de Florianópolis/SC. Todos os direitos reservados.