Renovação Carismática Católica - Arquidiocese de Florianópolis/SC
Movimento
 
 
03
Nov
O desafio de evangelizar nas universidades é posto em pauta
O desafio de evangelizar nas universidades é posto em pauta

No último dia 02 de novembro o Ministério Universidades Renovadas da Arquidiocese de Florianópolis promoveu o Ciclo de Palestras “Católicos e Universidades”. Esteve presente para esse momento de formação o professor Felipe Aquino da Comunidade de Vida Canção Nova, Lorena – SP. A vida cristã em âmbito universitário esteve no centro das discussões, e temas como “Evangelização nas universidades” e “universidade e Igreja, a história que não é contada” foram alguns dos pontos em pauta.


Os universitários e outros participantes do encontro foram convidados a conhecer pontos importantes da história da Igreja Católica e sua doutrina. Pois, segundo o professor Felipe Aquino assim podemos afirmar nossa fé diante de tantos questionamentos. Citando alguns estudiosos ele comenta que ninguém odeia Igreja Católica por si mesma, mas, por uma hipótese que o faz pensar o que seria a Igreja. Por isso os católicos têm de estar dentro das universidades, para quebrar esses paradigmas e testemunhar a verdade.


Ele afirma que está missão não é fácil, mas, é preciso termos jovens com muita coragem para mostrar a verdadeira face de Jesus aos outros. Está é a obrigação de todo católico, dar testemunho onde estiver. É preciso ser um ponto de luz dentro dos campi, pois, não podemos deixar que outros se percam e não conheçam a verdade. A fé e a razão são o complemento uma da outra, não lados opostos.


Ao final do encontro foi celebrada a Santa Missa presidida pelo Pe. William Vianna, responsável pela Pastoral Universitária na Arquidiocese. Leia a abaixo uma entrevista concedida pelo prof. Felipe Aquino ao Ministério de Comunicação da Arquidiocese de Florianópolis, ele incentiva e aconselha os jovens universitários a não ter medo e testemunhar a sua fé.


Qual é o maior desafio do jovem universitário dentro da Universidade?


Professor Felipe Aquino - O maior desafio para o estudante universitário é ele testemunhar a fé dele, com bastante convicção. Sem ter vergonha, sem ter medo de defender a fé.


Agora o outro desafio ligado a esse é ele ter uma capacitação com relação a história da Igreja, em relação a doutrina da Igreja, para que ele possa como diz São Pedro “estar preparado para apresentar a razão da nossa fé”. São Pedro fala sem violência, com tranquilidade, mas, ter esse preparo e ter essa coragem. Acho que esse é o maior desafio.


Para que isso possa acontecer ele deve saber levar junto com a sua vida universitária, que é uma vida pesada e puxada de estudos, ele também ter tempo para ter uma vida espiritual. Uma vida de oração, frequência aos sacramentos porque, se não ele não ter força espiritual para manter vencer esse desafio.


Onde ele pode buscar esses conhecimentos da razão para justificar nossa fé?


Prof. Aquino – O estudante universitário não pode ter uma cultura superficial da fé. Ele está num ambiente de saber, de estudo e ele vai ser arguido com perguntas difíceis. Ele precisa conhecer por exemplo a história da Igreja pelo menos. Um bom livro da história da Igreja que dê a ele as explicações básicas sobre principalmente os pontos que mais são questionados. Principalmente aqueles pontos em que a Igreja é acusada, a questão da inquisição, as Cruzadas, o processo de Galileu Galilei, o processo de Joana Darc e etc. Ele precisa ter um conhecimento bom dessas coisas. E o conhecimento histórico que ele tem que entender também e no contexto história que essas coisas aconteceram. Primeiro ele saber, entender e depois saber explicar.


Qual o recado que você deixa para esses jovens universitários, para que eles se sintam incentivados a testemunha a fé?


Prof. Aquino – Que eles estudem bem a doutrina Católica, principalmente o Catecismo. Estudar principalmente as razões as quais eles os seus posicionamentos moral e católico. Que é abordado como aborto, eutanásia, questão de homoxesualismo, casamentos de segunda união. Segundo ele ter uma boa formação sobre a vida da Igreja. E constantemente ele estar se aperfeiçoando, porque é um estudo que não adquire do dia pra noite. É muita coisa. Você dominar toda a doutrina Católica e o Catecismo vai tomar tempo. E como o universitário não tem muito tempo ele precisa ter um programa de estudo, marcar todo dia meia hora para estudar a bíblia.


 


 


 


Fotógrafo: Equipe Arquidiocesana de Comunicação

Fonte: Equipe Arquidiocesana de Comunicação

Compartilhe está Notícia
Indique a um amigo
 
 

Copyright © 2014 Renovação Carismática Católica - Arquidiocese de Florianópolis/SC. Todos os direitos reservados.