Renovação Carismática Católica - Arquidiocese de Florianópolis/SC
Igreja
 
 
05
Nov
A Família Paulina fundada pelo Beato Tiago Alberione
A Família Paulina fundada pelo Beato Tiago Alberione

Impulsionado pela ação do Espírito, de 1914 a 1959, pe. Alberione funda diversas Instituições unidas entre si pela mesma espiritualidade e por um vínculo de profunda comunhão: a Família Paulina. As palavras do Fundador definem essa intensa relação: “Existe um estreito parentesco, porque todas nascemos do Tabernáculo. Há um único espírito: viver Jesus Cristo e servir a Igreja”.


As Instituições da Família Paulina são: cinco Congregações religiosas, uma Associação de leigos e quatro Institutos Seculares.


A Sociedade São Paulo é uma Congregação Religiosa fundada na Itália em 1914, na cidade de Alba, distrito de Cuneo, pelo P.e Tiago Alberione. Os membros da Sociedade São Paulo, conhecidos por Paulistas, fiéis à missão que lhes foi confiada pelo fundador, ocupam-se da difusão da mensagem cristã utilizando os meios de comunicação que a tecnologia põe à disposição do homem de hoje para comunicar. Estão presentes em 40 nações. São múltiplos os campos de atividade: livros, jornais, cinema, televisão, rádio, audiovisuais, multimedia, telemática; centros de estudo, pesquisa, formação e animação.


 


As Filhas de São Paulo, uma Congregação de mulheres consagradas a Deus, empenhadas na evangelização com os meios de comunicação social. Presentes nos cinco continentes, as Filhas de São Paulo dedicam a vida ao anúncio do Evangelho com apaixão do apóstolo Paulo, do qual receberam o nome e o estilo de missão. Estão presentes em 50 países.


A União dos Cooperadores da Boa Imprensa (30 de junho de 1917, hoje conhecido como Cooperadores Paulinos).


As Pias Discípulas Constituem o ramo contemplativo da Família Paulina. Atentas às exigências da Igreja, levam no coração a universalidade paulina e comunicam Jesus Mestre através do apostolado eucarístico-litúrgico-sacerdotal. Estão presentes em 30 países.


 


As Irmãs de Jesus Bom Pastor (Pastorinhas), uma Congregação de religiosas - fundada em 7 de outubro de 1938 - que participam da missão pastoral de Cristo, construindo comunidades cristãs em comunhão com os Pastores da Igreja e em colaboração com os que se dedicam à pastoral, presentes em 19 países.


 


O Instituto Maria, Rainha dos Apóstolos (8 de setembro de 1959). O Apostolinas desenvolve na Igreja uma nova e original missão: suscitar e manter viva a atenção ao chamado de Deus. O empenho é para as vocações de especial consagração ao sacerdócio e à vida consagrada, nas suas várias formas. Estão presentes em 3 países.


Instituto Jesus Sacerdote (8 de abril de 1960), instituto secular de vida consagrada para sacerdotes e bispos diocesanos, para proporcionar-lhes uma espiritualidade e uma família espiritual.


O Instituto Maria Santíssima da Anunciação (8 de abril de 1960), instituto secular de vida consagrada para mulheres solteiras, chamado a difundir a mensagem de salvação principalmente através do apostolado e do espírito da Sociedade de São Paulo e das outras Congregações da Família Paulina.


Instituto São Gabriel Arcanjo (8 de abril de 1960), instituto secular de vida consagrada para homens solteiros, chamado a difundir a mensagem de salvação principalmente por meio do apostolado e do espírito da Sociedade de São Paulo e das demais Congregações do Família Paulina


Instituto da Sagrada Família (1963), o primeiro instituto secular de vida consagrada para casais, noivos e viúvas aprovado pelo Vaticano que abraçam uma vida de perfeição evangélica no mundo, inspirando-se na Sagrada Família de Nazaré.














Fonte: Vatican News

Compartilhe está Notícia
Indique a um amigo
 
 

Copyright © 2014 Renovação Carismática Católica - Arquidiocese de Florianópolis/SC. Todos os direitos reservados.