Renovação Carismática Católica - Arquidiocese de Florianópolis/SC
Igreja
 
 
10
Dez
Livro do cardeal Filoni: E a casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo
Livro do cardeal Filoni: E a casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo

José Luís Lira - Secretário Geral da Lugar-Tenência da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém do Brasil – Rio de Janeiro


Logo na introdução do livro, Sua Eminência Reverendíssima coloca o objetivo do livro: propor uma espiritualidade aos membros da antiga e nobre Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, explicando que não se trata, meramente, de uma ordem honorífica, mas, uma Ordem sob a proteção da Santa Sé, onde se busca a prática das virtudes cristãs, oferecendo apoio às obras do Patriarcado Latino de Jerusalém.


A primeira parte, à qual o cardeal Filoni dá o título de “Dimensão Bíblica da Espiritualidade. Jerusalém: o mistério. Lugares e pessoas”, é dividida em nove capítulos. A saber: Em Betânia: um gesto para sempre; A cruz e a morte de Jesus; As personagens; O sepulcro vazio; A ressurreição; A paz esteja convosco! Uma mensagem para todos. Emaús: da parte dos Discípulos; Na barca de Pedro e finalizando, no Poço de Jacó. A água para não ter mais sede. 


Na segunda parte, temos a “Dimensão Eclesiológica da Espiritualidade”: a graça batismal; Jesus, a Palavra de Deus; Confiança: oração e Eucaristia; o mistério da caridade; uma realidade eclesial; o magistério da Igreja e a Ordem; o seu nome era Maria; “Depois, levou-os até junto de Betânia e, erguendo as mãos, abençoou-os” (Lc 24,50).


São riquíssimas 84 páginas nas quais Sua Eminência Reverendíssima o Cardeal Fernando Filoni, da Igreja Católica, Grão-Mestre da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, ensina-nos e reflete a importância de uma espiritualidade própria de Damas, Cavaleiros, Eclesiásticos, Religiosos e Religiosas que recebem a missão de participar dessa Ordem tão antiga e importante para a vida da Igreja na Terra Santa. 


O título original em italiano é “E tutta la casa si riempì del profumo dell’unguento”. A edição que li é uma tradução para o português de Portugal, que recebi de presente de Sua Excelência a Dama de Comenda com Placa Isis Penido, Lugar-Tenente do Rio de Janeiro, Lugar-Tenência na qual exerço a função de Secretário-Geral. A tradução do italiano para o português é do Cavaleiro Doutor João Duarte Black, publicada pela editora By the Book, de Lisboa. Ressalte-se que ocorreram traduções para variados idiomas.


São muitas as lições que neste belo livro encontramos, como destacou no Retiro anual da Ordem no Rio de Janeiro, o Comendador com Placa Dom Roque Costa. A proposta é uma espiritualidade aos membros da nobre e pontifícia Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, mas, todo e qualquer cristão pode mergulhar nesta “perfumada” espiritualidade, pois, “perante o mistério da Cruz, ficam todos igualmente julgados. Estamos diante do mistério existencialmente mais grandioso e ontologicamente mais profundo...”, ensina-nos o cardeal Filoni.


Ao refletir sobre Maria, a Mãe de Jesus, o cardeal Filoni lembra-nos da humanidade de Deus-Filho, Jesus, ao confiá-la a João, naquele momento áureo de Jesus já crucificado. Lembra que também São João Paulo II confiou a Ordem do Santo Sepulcro à Virgem Maria, Rainha e Padroeira da Palestina, nossa padroeira. E finaliza seu belo livro tratando dos gestos do Ressuscitado até chegar à sua Ascensão.


Deus Lo Vult!





Fonte: Vatican News

Compartilhe está Notícia
Indique a um amigo
 
 

Copyright © 2014 Renovação Carismática Católica - Arquidiocese de Florianópolis/SC. Todos os direitos reservados.