Renovação Carismática Católica - Arquidiocese de Florianópolis/SC
Igreja
 
 
18
Jun
O Papa ao mundo do trabalho: muitos desempregados, reforma econômica urgente
O Papa ao mundo do trabalho: muitos desempregados, reforma econômica urgente

Salvatore Cernuzio/Mariangela Jaguraba – Vatican News


O Papa Francisco enviou uma mensagem em vídeo, em espanhol, aos participantes da 109ª Conferência Internacional do Trabalho que se realiza, em Genebra, na Suíça, nesta quinta-feira (17/06).






Promovida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), o evento reúne representantes de Governos, organizações de empresários e trabalhadores. "Esta conferência foi convocada num momento crucial da história social e econômica, que apresenta desafios sérios e abrangentes para o mundo inteiro. Nos últimos meses, a Organização Internacional do Trabalho, através de seus relatórios regulares realizou um trabalho louvável ao dedicar atenção especial a nossos irmãos e irmãs mais vulneráveis", diz o Papa na videomensagem.


Segundo Francisco, "aderir a um sindicato é um direito". A seguir, invoca "uma profunda reforma da economia" e um trabalho "realmente e essencialmente humano", porque o atual para muitos trabalhadores diaristas, migrantes e trabalhadores precários e sobretudo para muitas mulheres, começando pelas empregadas domésticas, cuidadoras e vendedoras ambulantes, é "perigoso, sujo e degradante".


Ajudar quem está à margem do trabalho


No vídeo, Francisco convida a Igreja e os governantes a darem uma resposta incisiva àqueles que se encontram "à margem do mundo do trabalho", esmagados pelas consequências dramáticas da Covid-19.





“Muitos migrantes e trabalhadores vulneráveis e suas famílias são geralmente excluídos do acesso a programas nacionais de promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamento e assistência, bem como dos planos de proteção financeira e serviços psicossociais.”





Segundo o Bispo de Roma, este é "um dos muitos casos da filosofia do descarte que nos acostumamos a impor em nossas sociedades". Uma exclusão que "complica a detecção precoce, a execução de testes, diagnósticos, rastreamento de contatos e busca de assistência médica para a Covid-19" aos refugiados e migrantes, e assim "aumenta o risco de surtos nessas populações".


Desemprego, jovens fora do mercado, tráfico humano


Francisco entra no centro da emergência trabalhista, pré-existente, agravada pela pandemia. Ele enumera os danos causados pela "falta de medidas de proteção social diante do impacto da Covid-19": aumento da pobreza, desemprego, subemprego, atraso na inserção dos jovens no mercado de trabalho, exploração infantil, tráfico de pessoas, insegurança alimentar, maior exposição a infecções para os doentes e idosos.





“A diminuição do horário de trabalho nos últimos anos resultou tanto na perda de empregos quanto na redução da jornada de trabalho para aqueles que o mantiveram. Muitos serviços públicos, assim como muitas empresas, enfrentaram enormes dificuldades, algumas correndo o risco de falência total ou parcial. Em todo o mundo, vimos perdas de empregos sem precedentes em 2020.”





Condições de trabalho decentes e dignas


"Com a pressa de voltar a uma maior atividade econômica no final da ameaça da Covid-19, evitemos as pesadas fixações no lucro, o isolamento e o nacionalismo, o consumismo cego e a negação das evidências claras que denotam a discriminação dos nossos irmãos e irmãs 'elimináveis' em nossa sociedade", ressalta o Pontífice.





“Buscamos soluções que nos ajudem a construir um novo futuro de trabalho baseado em condições de trabalho decentes e dignas que venham da negociação coletiva e promovam o bem comum.”





Um diálogo entre governos, empresários e trabalhadores


O Papa volta o seu olhar para as categorias sociais mais vulneráveis: jovens, migrantes, indígenas e pobres que "não podem ser deixados de lado num diálogo que também deveria reunir governos, empresários e trabalhadores". As confissões religiosas e as comunidades também devem se comprometer juntas, pois só através do diálogo amplo é que "um futuro solidário e sustentável para nossa casa comum" pode ser alcançado. Um verdadeiro diálogo se instaura quando "todos aqueles que dialogam estão no mesmo nível de direitos e deveres". 


Prestar atenção às necessidades particulares das mulheres


Quando se trata de igualdade de direitos, os nossos pensamentos se voltam especialmente para as mulheres, começando pelas vendedoras ambulantes e trabalhadoras domésticas, que sofrem o impacto do coronavírus em termos de "isolamento" ou "exposição extrema a riscos à saúde"





“Sem creches acessíveis, os filhos dessas trabalhadoras estão expostos a um risco maior à saúde porque as mães devem levá-los para o local de trabalho ou deixá-los em casa sozinhos.”





"É necessário assegurar que a assistência social chegue à economia informal e preste especial atenção às necessidades particulares das mulheres e meninas", insiste Francisco.


A violência contra a mulher é vergonhosa


E ainda sobre as mulheres, ele denuncia as situações extremas que surgiram em vários países durante a pandemia. São muitas, demasiadas, mulheres que “continuam clamando por liberdade, justiça e igualdade entre todos os seres humanos”, afirma o Papa. É verdade que houve “melhorias notáveis ​​no reconhecimento dos direitos das mulheres e na sua participação no espaço público”, mas ainda há muito a ser feito, pois “costumes inaceitáveis ​​ainda não foram completamente erradicados”. Em primeiro lugar, a “violência vergonhosa” que resulta em maus-tratos familiares, escravidão ou na “desigualdade de acesso a empregos dignos e aos locais onde se tomam decisões”.


Apoiar sistemas de proteção social


Com vigor, o Papa Francisco pede o apoio e a ampliação dos sistemas de proteção social, “que por sua vez enfrentam riscos importantes”, para que possam garantir o acesso aos serviços de saúde, alimentação e necessidades humanas básicas.


O direito de sindicalização


O Papa também pede para que seja garantido o respeito dos direitos fundamentais dos trabalhadores, incluindo o da sindicalização: "A adesão a um sindicato é um direito. A crise da Covid-19 já afetou os mais vulneráveis e eles não devem ser afetados negativamente por medidas a fim de acelerar uma retomada que se concentre unicamente nos indicadores econômicos".


O vírus da indiferença egoísta


Para o Papa, "uma profunda reforma da economia" é urgente e necessária, porque "uma sociedade não pode progredir descartando". O risco é o de "ser atacado por um vírus ainda pior que a Covid-19: o da indiferença egoísta".





“Este vírus se propaga ao pensar que a vida é melhor se for melhor para mim, e que tudo está bem se estiver bem para mim. Assim começamos e terminamos selecionando uma pessoa ao invés de outra, descartando os pobres, sacrificando aqueles que ficaram para trás no chamado "altar do progresso". É uma verdadeira dinâmica elitista, de constituição de novas elites ao preço do descarte de muitas pessoas e povos.”





Em vez disso, a pandemia mostrou que "não há diferenças ou confins entre os que sofrem. Somos todos frágeis e, ao mesmo tempo, todos de grande valor. Que nos estremeça profundamente o que está acontecendo ao nosso redor. Chegou o momento de eliminar as desigualdades, de curar a injustiça que está minando a saúde de toda a família humana".


Pio XI e a Grande Depressão


Lembrando a crise de Wall Street e a Grande Depressão, em 1931, quando Pio XI falou contra a assimetria entre trabalhadores e empresários, Francisco também pede proteção para os trabalhadores "do jogo da desregulamentação". Ele espera que as normas jurídicas sejam orientadas "para o crescimento do emprego, do trabalho digno e dos direitos e deveres da pessoa humana".


Um trabalho que cuida


O Pontífice não esquece os trabalhadores dos chamados empregos "não standard", sem proteção social e particularmente vulneráveis. Para eles, como para todos, uma única e simples ação é necessária: "Cuidado".





“O trabalho que não cuida, que destrói a Criação, que põe em perigo a sobrevivência das gerações futuras e não respeita a dignidade dos trabalhadores não pode ser considerado digno. Ao contrário, o trabalho que se preocupa, contribui para a restauração da plena dignidade humana, ajudará a garantir um futuro sustentável para as gerações futuras.”





Libertar-se da herança do Iluminismo


Toda empresa deve se perguntar cotidianamente "se ela cuida de seus trabalhadores", diz Francisco. E junto com o cuidado, ele fala da cultura, ou melhor, das muitas culturas do mundo, começando pelas indígenas ou populares, muitas vezes marginalizadas, que se, em vez disso, se entrelaçassem, levariam ao enriquecimento.





“Acredito que é hora de finalmente nos livrarmos da herança do Iluminismo, que associou a palavra cultura a um certo tipo de formação intelectual e pertença social. Cada povo tem sua própria cultura e nós devemos aceitá-la como ela é.”





Daí, novamente, um convite para "enfrentar os efeitos destruidores do império do dinheiro".


Apelo aos políticos, sindicalistas e empresários


No final da mensagem de vídeo, o Papa Francisco se dirige a cada um dos "atores institucionalizados do mundo do trabalho" que poderiam favorecer as mudanças já em andamento: "A sua responsabilidade é grande, mas o bem que você pode alcançar é ainda maior". Em seguida, ele fala aos políticos e governantes, pedindo-lhes que se inspirem "naquela forma de amor que é a caridade política"; fala aos sindicalistas e líderes de associações de trabalhadores, advertindo-os contra a corrupção e exortando-os "a não se deixarem fechar numa camisa de força", mas "a se concentrarem nas situações concretas dos bairros e comunidades em que trabalham". Ele fala, por fim, aos empresários que têm a vocação de "produzir riqueza a serviço de todos" através da criação de oportunidades de trabalho diversificadas.


Propriedade privada, um direito secundário


A eles, o Pontífice lembra, como já mencionado na Encíclica Fratelli Tutti, que "junto com o direito da propriedade privada, existe o direito prioritário e precedente da subordinação de toda propriedade privada ao destino universal dos bens da terra e, portanto, o direito de todos ao seu uso". A propriedade privada, reitera o Papa, "é um direito secundário", dependente do "direito primário, que é o destino universal dos bens".



Fonte: Vatican News

Compartilhe está Notícia
Indique a um amigo
 
 

Copyright © 2014 Renovação Carismática Católica - Arquidiocese de Florianópolis/SC. Todos os direitos reservados.