Renovação Carismática Católica - Arquidiocese de Florianópolis/SC
Igreja
 
 
21
Set
Papa aos Passionistas:
Papa aos Passionistas:

Jane Nogara - Vatican News


De 21 a 24 de setembro, realiza-se o Congresso Teológico Internacional na Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, sobre o tema: “A Sabedoria da Cruz num mundo plural”. O Congresso situa-se no contexto das Celebrações Jubilares do Terceiro Centenário da Fundação da Congregação Passionista, propondo-se aprofundar a atualidade da Cruz no contexto dos múltiplos areópagos contemporâneos.


Para a ocasião o Papa Francisco enviou uma mensagem aos participantes afirmando que “neste sentido, responde ao desejo de São Paulo da Cruz de se esforçar para que o Mistério Pascal, centro da fé cristã e do carisma da Família Religiosa Passionista, se irradie e se difunda como resposta à Caridade divina e para que vá ao encontro das expetativas e esperanças do mundo”.


Profundidade do amor de Cristo


Ao recordar das palavras do Apóstolo Paulo sobre a “profundidade do amor de Cristo” Francisco continua:


Contemplando o Crucificado, vemos todas as dimensões humanas abraçadas pela misericórdia de Deus. O seu amor kenótico e compassivo toca, através da Cruz, os quatro pontos cardeais e alcança os extremos da nossa condição, unindo inseparavelmente a relação vertical com Deus e a horizontal com os homens, numa fraternidade que a morte de Jesus tornou definitivamente universal”.


Unir a altura do pensamento com a humildade do coração


Explicando Francisco afirma:





“O imenso poder salvífico que se liberta da fragilidade da Cruz aponta à teologia a importância de um estilo que saiba unir a altura do pensamento com a humildade do coração”





A Cruz do Senhor, fonte de salvação para os homens de todos os lugares e de todos os tempos – continua o Pontífice - é, por isso, atual e eficaz, também e sobretudo, numa situação como é a contemporânea, caraterizada por mudanças rápidas e complexas”.


Por fim o Papa recorda os desafios que o Congresso Teológico propõe ao dar a conhecer a Sapientia Crucis em vários âmbitos: “das culturas, a promoção do humanismo e o diálogo inter-religioso e os novos cenários da Evangelização –, associando à reflexão científica uma série de manifestações que garantem o impacto benéfico em vários contextos”.


Fonte: Vatican News

Compartilhe está Notícia
Indique a um amigo
 
 

Copyright © 2014 Renovação Carismática Católica - Arquidiocese de Florianópolis/SC. Todos os direitos reservados.