Renovação Carismática Católica - Arquidiocese de Florianópolis/SC
Igreja
 
 
17
Fev
Romaria do Terço dos Homens reúne mais de 80 mil pessoas no Santuário de Aparecida
Romaria do Terço dos Homens reúne mais de 80 mil pessoas no Santuário de Aparecida

Entre os momentos centrais da Romaria esteve a Missa Solene, celebrada na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, no sábado, 15 de fevereiro. Pela primeira vez, a Celebração Eucarística foi campal, para oferecer mais espaço e segurança aos participantes.




A Missa foi presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, e concelebrada pelo Arcebispo de Juiz de Fora (MG) e Bispo referencial para o Terço dos Homens, Dom Gil Antônio Moreiro, além do reitor do Santuário, Pe. Eduardo Catalfo, e outros sacerdotes.


 


“Terço dos homens é um sinal dos tempos. O Terço dos homens é um novo rosto da igreja do Brasil. O Terço dos Homens é uma rede que se está lançando para pescarmos cada vez mais pessoas para Jesus Cristo”, exclamou Dom Brandes durante sua homilia, de acordo com o portal A12, do Santuário de Aparecida.


 


O Prelado reforçou o convite a rezar o terço, ressaltando os benefícios desta oração. Segundo ele, “o terço na história de Aparecida é a oração dos milagres, onde nós obedecemos a Mãe que nos disse: ‘Fazei tudo o que Ele vos disser’”.


 


“Mãe querida, que nós sejamos o Terço que rezamos... O 'Agora' da Ave-maria nos compromete a ser aquilo que rezamos”, pediu.


 


A programação da Romaria do Terço dos Homens teve início na noite de sexta-feira, 14, quando Dom Gil Antônio Moreira presidiu a Missa de Abertura do evento e indicou que meditar o os mistérios do terço, em sintonia com a Palavra de Jesus e com devoção a Nossa Senhora, é um passo para ser missionário nos dias de hoje.


 


Isso se dá, segundo o Arcebispo, por meio da perseverança nos grupos de terço, mas também, “levando o amor de Jesus para sua casa, convidando outros homens para fazer parte do grupo do Terço dos Homens”. “Somos missionários do terço, propagadores de Jesus”, declarou.


 


Por sua vez, o reitor do Santuário, Pe. Eduardo Catalfo, recordou que “a Romaria do Terço dos Homens se tornou a maior romaria acolhida pelo Santuário”. “Esta romaria não é grande apenas em números e sim na fé e no testemunho de oração. Viemos rezar e dirigir a Deus a nossa prece. Aparecida é a casa da Mãe, é a casa de vocês”, completou.


 


Após a Santa Missa, os romeiros seguiram em procissão luminosa pela Passarela da Fé até a Basílica Velha, onde permaneceram em Adoração ao Santíssimo Sacramento e Vigília de Oração.


 


No dia seguinte, 15, além da Missa Solene, aconteceu outro momento central da Romaria, a oração do terço no Altar Central da Basílica de Aparecida, seguida pela consagração à Nossa Senhora.


 


Durante a oração, membros de grupos do Terço dos Homens testemunharam a importância do terço em suas vidas. De acordo com A12, um desses testemunhos foi o de Gabriel Antonio Lopes, da cidade de Pontal (SP).


 


Ele contou que sofreu um grave acidente em 2011 e precisou amputar a perna. “No decorrer da recuperação eu tive várias turbulências na minha vida, pois eu não aceitava a minha situação e foi no Terço dos Homens, que eu encontrei a libertação, foi onde eu tive uma direção. Faz um ano e dois meses que estou no grupo de terço e lá estou encontrando um novo meio para viver. Para mim está sendo a salvação”, relatou.


 


Além dos adultos, também participaram do evento algumas crianças, como Luca Barreto Tomé, de 10 anos, de Florianópolis (SC), o qual participa da oração em sua comunidade e testemunhou que, para ele, o terço “é muito importante, porque como falaram nos depoimentos cura bastante pessoas e toda vez que eu rezo, peço pela minha família para que a gente possa ficar bem”.


 


Posteriormente, a programação da romaria contou também com um show, na noite de sábado, que teve a participação de Padre Antônio Maria, Mariangela Zan, Padre Reginaldo Carreira e Adriana Arydes.


 


Já no domingo, 16, os romeiros se reuniram novamente no Altar central da Basílica para a Missa de Encerramento, presidida por Dom Orlando Brandes, concelebrada por Dom Gil Antônio Moreira e pelo Bispo de Santo André (SP), Dom Pedro Carlos Cipolini.


 


Em sua homilia, Dom Gil Moreira afirmou que nesta Romaria, chamou sua atenção o olhar de Maria para com seus filhos. “A Mãe nunca tira o olhar de seus filhos, mesmo quando está longe. Ela nunca tirou os olhos de Jesus e ela nunca tira os olhos de nós, que somos discípulos de Jesus. O olhar de Maria nos aponta o caminho certo”.


 


“Queridos irmãos, queridas irmãs! Nossa Senhora nos leva sempre a Jesus. A missão Dela é levar-nos a Jesus, é fazer-nos escutar a Palavra de Jesus, a ver o que Jesus no ensinou. Por isso, eu tenho convicção de que o Terço dos Homens é uma ação de intercessão que Maria faz Diante do Pai pelo Brasil”, disse ainda o Prelado.


 


Fonte: ACI Digital


Compartilhe está Notícia
Indique a um amigo
 
 

Copyright © 2014 Renovação Carismática Católica - Arquidiocese de Florianópolis/SC. Todos os direitos reservados.